Escrito por José Barbosa e ilustrado por Mara Silva
(adaptação de Ana Clara das Vestes)
E se for um bicho mau? é quase um manual para lidar com os medos da gente. São tantos os monstros que os autores descrevem que o leitor acaba pensando que não podem existir tantos assim. As possibilidades vão desde o bicho papão e a bruxa, até ogro e vampiro: um inventário detalhado para criança nenhuma botar defeito, assim, já sabendo como todos eles são, fica mais fácil vencer o medo que cresce na gente.
Aliás, o que cresce também é a porta que desempenha um papel fundamental na história, estabelecendo, desde a capa, uma relação entre o real e o imaginário. A primeira cena do livro mostra o protagonista ainda na cama e a porta de dimensões normais, lááá longe, pequenina. Conforme o personagem vai repassando sua lista de monstros, mais e mais a porta vai crescendo, e, a cada virada de página, uma nova silhueta monstruosa se projeta pela janelinha. Chega um momento em que a própria página se torna uma porta para que o pequeno leitor possa abri-la e descobrir, afinal, o que se esconde atrás da porta.
E se for um bicho mau? é um tipo de livro que tem muitas histórias dentro da história, assim, o livro em si se torna um mediador de leitura, pois oferece caminhos para desdobrar outras tantas histórias.
Temas: Medo, emoções, monstros, fantasmas, contos de fada, imaginário, humor, brincadeiras.
Livro multilinguagem (audiolivro com audiodescrição e descrição em libras)
Ficha Técnica
ISBN: 978-65-85206-03-7
Formato: 14 x 29
32 páginas
Impresso em 4 cores
Papel couchet fosco 150g
Capa dura
Costurado
Leitor iniciante e leitor em processo
Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I